Câmara Municipal de Aljezur reforça apoio à educação

Apoio à educação

06/09/2018

No âmbito da preparação de um novo ano letivo, o Município de Aljezur aprovou um conjunto de ações que visam apoiar, no seu todo, desde o pré-escolar até ao ensino superior e a comunidade educativa do concelho.

De entre os mais relevantes destaca-se, no ensino básico, a continuação dos apoios às famílias na aquisição dos manuais escolares, de modo a garantir a sua gratuitidade em todo o ensino básico. Nos casos em que os mesmos ainda não o são através do Orçamento de Estado (7º, 8º e 9º ano de escolaridade), as famílias serão reembolsadas das despesas efetivamente realizadas com a aquisição dos manuais, assim como serão também reembolsadas do custo com os cadernos de atividades. No caso de todo o 1º e 2º ciclo, o Município de Aljezur adquire e entrega os cadernos de atividades aos alunos, uma vez que os manuais são garantidos através do Orçamento de Estado.

O início do ano letivo no agrupamento de escolas de Aljezur será mais uma vez marcado com a oferta a todos os alunos e alunas de alguns materiais a usar no dia-a-dia, quer para os alunos do ensino básico, como para as crianças que frequentam o pré-escolar, nomeadamente a agenda escolar.

Garantida está também a atribuição de uma verba de 12,50€ por criança, que frequenta a educação pré-escolar e o 1º ciclo, a ser gerido por cada docente, para aquisição de material didático /pedagógico, no desenvolvimento do projeto educativo de cada sala/turma.

Quanto aos apoios para transporte e alojamento a estudantes do ensino secundário, as candidaturas para o próximo ano letivo decorrerão entre 15 de setembro e 15 de outubro, de acordo com o regulamento municipal em vigor.

O município deu já início ao procedimento para alteração ao atual Regulamento para atribuição de bolsas de estudo, a fim de o conformar ao processo de Bolonha e ao quadro nacional de qualificações da ANQEP. As alterações constam de uma proposta, já aprovada pelo executivo municipal e que entrará agora em discussão pública, para recolher contributos dos interessados.

A fim de reforçar a equipa de assistentes operacionais em todas as escolas e Jardins-de-infância, está a decorrer um novo concurso para recrutamento de mais sete assistentes, que virão no início de 2019, juntar-se aos seis assistentes operacionais já admitidos em 2018.

O Presidente da Câmara

José Manuel Lucas Gonçalves

Serviços OnlinePortal de Informação GeográicaAvisos - InformaçõesLivro de Reclamações