Comemorações do 75º Aniversário da Batalha de Aljezur

11/07/2018

Comemorações do 75º Aniversário da Batalha de Aljezur

A Junta de Freguesia de Aljezur e a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur, assinalam o 75º Aniversário da Batalha de Aljezur  - um combate aéreo entre aeronaves alemãs e inglesas ocorrido em 9 de Julho de 1943 – com um programa de actividades que se inicia no dia 14 de Julho, às 15 horas e 30 minutos, no Espaço +, em Aljezur.

Destaque para a apresentação de um importante trabalho de investigação - “Research Project Aljezur – Investigations on the Condor Incident” – da autoria do tenente-coronel Kai Samulowitz, das Forças Armadas da República Federal da Alemanha e para o lançamento da 4ª edição – revista e aumentada – do livro “A Batalha de Aljezur – Factos e Histórias da II Guerra Mundial ocorridos no concelho de Aljezur e na costa do Algarve”, cujo autor é José Augusto Rodrigues.

O trabalho de investigação de Kai Samulowitz e a 4ª edição do livro de José Augusto Rodrigues revelam novos dados sobre os sete aviadores germânicos que estão sepultados no cemitério de Aljezur e documentação inédita encontrada no sótão do antigo edifício dos Paços do Concelho, actual Museu Municipal.

A anteceder as duas apresentações será inaugurada a Exposição Fotográfica e Documental “A Batalha de Aljezur ocorreu há 75 anos”, patente numa sala do referido Espaço +.

O programa das comemorações prossegue no domingo, dia 15, com romagens aos cemitérios de Aljezur e de Sagres para homenagear aviadores alemães e britânicos mortos em combate e uma visita ao farol do Cabo de S. Vicente.

Recomenda-se a consulta da programação em anexo.

O Espaço + situa-se na Rua da Escola - Igreja Nova | 8670-063 ALJEZUR

Coordenadas Geográficas: 37°18'58.6"N 8°47'48.3"W

Contactos:

Junta de Freguesia de Aljezur
Rua Capitão Salgueiro Maia - 8670-005 ALJEZUR
Tel. 282 998 343 - Fax 282 997 984
Site: www.jf-aljezur.pt
E-mail: geral@jf-aljezur.pt
Coordenadas GPS: 8°47'55"W, 37°18'57"N

Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur
Rua João Dias Mendes, 48 - 8670 - 086 ALJEZUR
E-mail: adpha@sapo.pt