Site Autárquico de Aljejur

Mapa do Concelho

Caracterização do Concelho

Aljezur

Na costa ocidental do Algarve e em pleno coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, encontra-se o concelho de Aljezur. De inegável beleza, conserva paisagens inesquecíveis entre a serra e o mar, em harmonia com o seu valioso património natural e cultural.

De norte a sul, de Odeceixe à Carrapateira, o concelho oferece inúmeros motivos de visita: monumentos, vestígios arqueológicos de elevado interesse, museus, moinhos de vento, noras e moinhos de água, paisagens culturais, circuitos histórico-culturais e ambientais e rotas pedestres e de btt sinalizados, gastronomia e produtos locais de qualidade, festividades de relevo regional e nacional.

O litoral recortado de uma maneira única pela natureza, onde, numa costa com cerca de 40 Km, existem praias para todos os gostos, desde Odeceixe, eleita como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, até ao Amado, afamada a nível mundial para a prática do surf. Procuradas durante todo o ano, marcam de uma forma única quem as visita, quer seja pelo sol e mar, pela prática desportiva ou até para um simples passeio à beira-mar.   

Aljezur oferece umas férias tranquilas, assim como pode oferecer umas férias ativas, ligadas ao desporto e ao lazer, sempre em harmonia com os valores naturais. Aqui encontra o local ideal para o chamado turismo de natureza, para a prática do pedestrianismo, com observação da flora e fauna, do BTT, surf e bodyboard, pesca desportiva, orientação, equitação, entre outras modalidades. Pode encantar-se ao percorrer a Rota Vicentina, assim como a Via Algarviana, duas grandes rotas pedestres de relevada importância para a região e absorver tudo o que estes circuitos proporcionam.

Aljezur, de inúmeros encantos e recantos, de produtos de excelente qualidade, uns vindos do mar, como o peixe (sargos, douradas ou robalos) e o marisco (percebes, mexilhão, lapas, burgaus, ouriços-do-mar), outros vindos da terra, como a batata-doce, os amendoins, as leguminosas e outros ainda transformados, como o medronho, o mel, ou a excelente doçaria local, conferem à gastronomia um dos mais fortes apelos para uma visita à região.  

Aljezur, do turismo de natureza, apresenta ainda uma excelente rede de alojamento para todos os gostos: desde distintos empreendimentos de turismo no espaço rural, a agradáveis estabelecimentos hoteleiros, a convidativo alojamento local, em moradias, apartamentos e estabelecimentos de hospedagem, destacando-se aqui inúmeros e recentes hostels, sobretudo destinados às camadas mais jovens, à Pousada da Juventude na Arrifana e ainda o apetecível parque de campismo e caravanismo. 

Aproveite um dos destinos mais preservados e apetecíveis da Europa e passe aqui as suas férias de sonho… ou venha só pelo prazer de descobrir... ALJEZUR.

Newsletter