Site Autárquico de Aljejur

Mapa do Concelho

PUBLICAÇÔES

Aldeia da Bordeira

Aldeia da Bordeira

Nascida próxima de uma ribeira, a Bordeira é uma povoação antiga que se diz, talvez, ter sido influenciada pela sua proximidade com o mar, razão da origem do seu nome, “borda e ribeira” Bordeira.

Muito fértil, com muitas várzeas que antigamente ocupavam grandes pomares e vinhas, a população da Bordeira é essencialmente rural, vivendo dos produtos da terra e do mar.

A sua malha urbana centralizada num pequeno largo convida-nos a conhecer o modelado das suas habitações com um aspeto regional e acolhedor.

À entrada da aldeia encontramos a Igreja da Nossa Senhora da Encarnação de apresentação simples com as suas paredes caiadas a branco, que Segundo Dr. Emanuel Correia preciosa e equilibrada no movimento dos seus próprios elementos decorativos é a mais notável do concelho e ocupa o 2º Lugar nos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.

Embora hoje em dia não seja possível contemplar o vislumbre da Casa Fidalga na paisagem cultural da aldeia, deixamos uma referência do seu interesse patrimonial comprovado através das existências de achados arqueológicos no local que parecem situar-se entre meados do século XVI e finais do século XVIII.


Coordenadas Geográficas: 37°11'04.2"N 8°53'45.6"W
 

AGENDA

    Iniciativas

    Serviços OnlinePortal de Informação GeográicaAvisos - InformaçõesLivro de Reclamações