Município de Aljezur assina protocolo com a ARS Algarve para receber três médicos cubanos a partir de Fevereiro

2012-1-24

O Município de Aljezur aprovou hoje em reunião de executivo, um protocolo com a ARS Algarve que visa a colaboração entre as duas entidades no sentido de colmatar a falta de médicos no Centro de Saúde de Aljezur e extensões de saúde do concelho.



Desde que foi assinado o acordo entre o estado português e o estado cubano para a colocação de médicos no Alentejo e Algarve, pela primeira vez o concelho de Aljezur vai receber clínicos daquela nacionalidade para garantir prestação de cuidados de medicina geral e familiar.

No âmbito do protocolo aprovado a autarquia responsabiliza-se pela comparticipação do custo do alojamento e assegurará as deslocações de um médico à extensão de saúde do Rogil. A manutenção do funcionamento das extensões de saúde de Rogil e Odeceixe ficará também assim garantido, o que representa para o município a certeza da continuidade da maior cobertura na prestação de cuidados de saúde à população do concelho.

A Câmara regozija-se com a colaboração e acolhimento que se tem vindo a sedimentar com a ARS Algarve na melhoria da prestação de cuidados de saúde, não apenas nas extensões e centro de saúde, mas também noutros domínios: oferta do serviço de fisioterapia, a Saúde Escolar e a Rede de Cuidados Continuados.

O esforço financeiro que agora se assume é o garante desta relação e da estratégia que definimos para a política de saúde concelhia.