Festas, Feiras e Romarias

Em todas as freguesias do concelho de Aljezur, as festas são um elemento cultural importante na vida das suas gentes. Festividades religiosas ou populares, festivais, feiras ou mercados marcam momentos especiais.

Destacam-se dois eventos de carácter regular que marcam o concelho a nível regional e mesmo nacional: as Comemorações do Feriado Municipal a 29 de Agosto, associadas a uma tradição centenária com muita expressão na região que consistia num banho de mar, o famoso banho 29, acreditando-se que a água neste dia era benta, e o Festival da Batata-doce de Aljezur, de 29 de Novembro a 1 de Dezembro 2013, aliando a vertente gastronómica à promoção dos produtos locais de enorme qualidade.

Doces de Batata-Doce

A Feira da Filhó e dos Fritos de Aljezur, no primeiro trimestre do ano, a Feira da Terra, dedicada aos produtos locais, no primeiro Sábado de cada mês entre Junho e Outubro, a Festa dos Pescadores, na Arrifana, no último fim-de-semana de Julho, o Festival de Folclore, no Rogil e as festas populares pelas freguesias, em Agosto, a Festa em Honra de Nossa Senhora da Alva, padroeira de Aljezur, no primeiro fim-de-semana de Setembro, são alguns dos eventos mais relevantes realizados anualmente.

As feiras, outrora locais de mostra de produtos da região, agora já se caracterizam pela venda global de vestuário, calçado, louça, mobiliários, legumes, frutos secos, artesanato, entre uma infinidade de artigos a preços mais acessíveis. Continuam no entanto, a assumir um papel de ponto de encontro e convívio entre as gentes locais e vindas de outros concelhos do sul do país. Destacam-se a Feira do Rogil realizada no 3º Domingo de Agosto, a Feira de Odeceixe no 1º Domingo de Setembro, a Feira de Aljezur no último Domingo de Setembro e a Feira das Alfambras no 1º Sábado de Outubro.

Os mercados, com carácter mensal, realizam-se em Aljezur na terceira Segunda-feira de cada mês e no Rogil no quarto Domingo.